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Fidelizar pacientes: 5 dicas para fazer de forma eficaz

Algumas Dicas Para Fidelizar Pacientes No Seu Consultório (1) - Multipla Contabilidade

Veja 5 dicas para fidelizar pacientes em seu consultório

A fidelização é uma das maneiras mais adequadas para garantir que seu escritório tenha bons resultados. Saiba como fidelizar pacientes de forma eficaz!

Fidelizar pacientes é um dos principais objetivos de qualquer profissional da saúde.

Afinal, ter uma base de clientes fiéis, significa garantir uma receita recorrente, reduzir os custos de captação e aumentar as chances de indicações e avaliações positivas.

Mas, como fidelizar pacientes em um mercado cada vez mais competitivo e exigente?

Neste artigo, explicaremos o conceito e o porquê da fidelização ser essencial para o seu dia a dia, além de apresentar algumas dicas eficazes para realizar de maneira correta.

Acompanhe a leitura para entender mais sobre o tema!

O que significa fidelizar pacientes?

Fidelizar pacientes se refere à crianção e relação de confiança, satisfação e que gere valor entre o profissional da saúde e seu paciente.

Isso implica no oferecimento de atendimento de qualidade, humanização e personalizado, visando atender necessidades e expectativas dos clientes, além de superá-las sempre que possível.

A fidelização também significa gerar engajamento.

Ou seja, fazer com que o cliente se sinta parte do seu consultório, se identificando com a sua marca e que ele recomende os seus serviços para outras pessoas.

Por que é importante fidelizar pacientes em seu consultório?

Fidelizar pacientes traz uma série de benefícios para o seu escritório, tanto do ponto de vista financeiro quanto do ponto de vista estratégico.

Veja alguns dos principais abaixo:

Aumento da sua receita

Pacientes fiéis tendem a consumir mais os seus serviços, seja por meio de consultas de retorno, de procedimentos complementares ou de planos de acompanhamento.

Além disso, também podem gerar novas receitas por meio de indicações, que são uma das formas mais eficazes e baratas de captação de clientes.

Redução de custos

Fidelizar pacientes é mais barato do que conquistar novos.

Dessa forma, investir na fidelização pode reduzir os seus gastos com marketing, publicidade e prospecção, além de evitar a perda de receita por cancelamentos ou inadimplência.

Diferenciação competitiva

Como antecipamos, a fidelização de clientes é uma forma de se destacar no mercado e de construir uma reputação positiva para o seu consultório.

Pacientes fiéis tendem a ser mais leais, mais satisfeitos e mais propensos a deixar avaliações positivas nas redes sociais, nos sites de busca ou em plataformas especializadas.

Essas avaliações podem influenciar a decisão de outros potenciais clientes, que buscam por referências e opiniões antes de escolher um profissional da saúde.

Melhoria contínua

Fidelizar pacientes é uma forma de obter feedbacks constantes e valiosos sobre o seu trabalho.

Ao manter um canal de comunicação aberto e transparente com os seus clientes, você pode receber elogios, críticas, sugestões e reclamações que podem ajudá-lo a melhorar os seus processos, os seus serviços e a sua experiência de atendimento.

Assim, poderá corrigir eventuais falhas, implementar melhorias e inovar na sua área de atuação.

5 dicas para fidelizar pacientes no seu consultório

Agora que você já sabe o que significa e por que é importante fidelizar pacientes, vamos ver algumas dicas práticas de como fazer isso no seu consultório.

Confira a seguir algumas das principais etapas para fidelização:

1- Conheça o seu público-alvo

Para fidelizar pacientes, é preciso conhecer bem quem são eles, quais são as suas características, as suas necessidades, as suas expectativas, os seus desejos e os seus problemas.

Assim, você pode oferecer um atendimento personalizado, que atenda às demandas específicas de cada cliente e que gere valor para ele.

2- Ofereça um atendimento de qualidade

A qualidade do atendimento é um dos principais fatores que influenciam na fidelização de pacientes.

Isso envolve desde a recepção até o pós-consulta, passando por todas as etapas do processo.

Para oferecer um atendimento de qualidade, é preciso ser cordial, educado, atencioso, empático, pontual, profissional, transparente e ético.

Além disso, demonstre conhecimento, habilidade e segurança na realização dos procedimentos e na orientação dos pacientes.

3- Mantenha um relacionamento cordial e frequente

Fidelizar pacientes significa criar um vínculo de confiança e de longo prazo com eles.

Para isso, é preciso manter um relacionamento próximo, que não se limite ao momento da consulta.

Você pode usar ferramentas como e-mail, SMS, WhatsApp, redes sociais ou aplicativos para se comunicar com os seus pacientes, enviar lembretes, confirmar agendamentos, solicitar feedbacks, enviar dicas, conteúdos, promoções, felicitações, entre outros.

O importante é manter o contato e mostrar que você se importa com eles.

4- Invista em programas de fidelidade e de indicação

Uma forma de incentivar e recompensar os seus pacientes fiéis é oferecer programas de fidelidade e de indicação, que podem gerar benefícios tanto para eles quanto para você.

É possível, descontos, brindes, serviços gratuitos ou condições especiais para os pacientes que realizarem um determinado número de consultas ou procedimentos, ou para os que indicarem novos clientes para o seu consultório.

Assim, você estimula a recorrência, a indicação e a satisfação dos seus pacientes.

5- Surpreenda os seus pacientes

Uma forma de encantar e fidelizar os seus pacientes é surpreendê-los com ações que superem as suas expectativas.

Essas ações podem gerar um efeito positivo na percepção e na lembrança dos seus pacientes, que se sentirão valorizados e reconhecidos pelo seu consultório.

Como a contabilidade pode ajudar a manter a fidelização em seu negócio?

Podemos ver que a fidelização dos pacientes é um desafio e grande oportunidade para os profissionais da saúde, principalmente aqueles que estão em fase inicial no mercado.

Afinal, fidelizar pacientes é um aliado na hora de mostrar que seu atendimento tem excelência e qualidade, o que gera valor, confiança e satisfação para seus clientes.

Nesse cenário, o apoio de especialistas pode ser determinante, pois ajuda a melhorar a sua gestão, reduzir seus custos e otimizar os processos diários, facilitando sua tomada de decisão

Uma contabilidade para área da saúde, por exemplo, pode ajudar com análise de dados, controle financeiro, bem como gestão de pessoas e realização do planejamento tributário, que são essenciais para seu dia a dia.

A Multipla Contabilidade pode ajudar em sua gestão!

Temos mais de 30 anos de experiência no mercado, prestando serviços contábeis de excelência e dispondo de diferentes serviços essenciais para que os empreendedores se sintam confortáveis em gerir os seus negócios.

Contamos com um time de especialistas que podem oferecer todo suporte necessário, visando otimizar os processos internos e orientar sobre as melhores práticas para seu dia a dia.

Portanto, converse conosco e não espere que problemas surjam em seu consultório ou clínica médica!

Garanta a fidelização dos seus pacientes!

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