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ToggleDescubra tudo sobre o Imposto de Renda 2024
Evite problemas ao entregar a declaração dos seus rendimentos do ano anterior. Saiba tudo sobre o Imposto de Renda 2024 e garanta conformidade fiscal!
O Imposto de Renda 2024 é um tributo incidente sobre os rendimentos obtidos pelos contribuintes no ano anterior, no caso 2023.
Ele é obrigatório àqueles que se enquadram em alguns critérios definidos pela Receita Federal.
Mas, afinal, você sabe quais são eles?
Neste artigo, explicaremos tudo sobre a declaração de IR em 2024, como suas regras, prazos e etapas para enviá-la à Receita Federal.
Além disso, mostramos como os contadores podem simplificar esse processo.
Portanto, acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo!
O que é o Imposto de Renda 2024?
O Imposto de Renda 2024, como vimos, é um imposto obrigatório que deve ser pago pelas pessoas físicas e jurídicas.
Esse valor a ser pago é calculado com base em uma tabela progressiva, que varia conforme a faixa de renda do contribuinte.
Vale destacar que quanto maior a renda, maior a alíquota.
Além disso, o IR 2024 também incide sobre os rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, como juros de poupança, dividendos, indenizações, doações, heranças, entre outros.
Nesses casos, não é cobrado diretamente, mas deve ser informado na declaração anual.
Quais as regras para IR 2024?
As regras para o Imposto de Renda 2024 são definidas pela Receita Federal e podem sofrer alterações a cada ano.
Em geral, devem entregar a declaração as pessoas físicas que:
- Receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 30 mil;
- Receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 40 mil;
- Obtiveram ganho de capital na alienação de bens ou direitos;
- Realizaram operações na bolsa de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
- Tiveram posse de bens ou direitos, com valor total acima de R$ 300 mil;
- Tornaram-se residentes no Brasil e se encontravam nessa condição em 31 de dezembro de 2023.
Além disso, quem optou pela isenção do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, desde que o produto da venda seja utilizado na aquisição de um novo imóvel residencial, dentro de 180 dias.
Qual o prazo para entrega do documento?
O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024, já definido pela Receita Federal, vai de 15 de março e 31 de maio.
Caso o contribuinte não entregue a declaração no período definido, sofrerá com multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
Como declarar o Imposto de Renda de maneira correta?
Se você, contribuinte, está pensando em declarar seus rendimentos, mas não sabe ao certo como proceder para enviar o Imposto de Renda 2024, é essencial conhecer algumas ações.
A seguir, mostramos os principais passos para enviar a sua declaração de IR de forma correta:
- Verifique se está enquadrado nos critérios de obrigatoriedade da declaração.
- Separe os devidos documentos para preenchimento do documento.
- Baixe o Programa Gerador de Declaração ou utilize o aplicativo “Meu Imposto de Renda”.
- Escolha entre os modelos de declaração existentes: simplificado ou completo.
- Preencha os dados solicitados, informando todo o necessário.
- Verifique se existem pendências ou inconsistências nas informações.
- Envie a declaração para a Receita Federal.
Além disso, é possível acompanhar o andamento do processo de envio da sua declaração de Imposto de Renda 2024, visando verificar se existem possíveis restituições.
Por que ter contadores te auxiliando pode simplificar a entrega da sua declaração?
Diante de tantas complexidades e burocracias que envolvem a entrega do Imposto de Renda 2024, contar com a ajuda de profissionais da contabilidade pode ser essencial.
Isso porque eles orientam, de forma segura, sobre as melhores práticas, buscando diminuir o valor do imposto que deve ser pago ou aumentar a sua restituição.
Além disso, uma assessoria de contabilidade pode ajudar com a revisão sobre as informações fornecidas, prevenindo de eventuais erros, omissões ou inconsistências que levariam à malha fina.
O apoio de especialistas também pode facilitar a organização e arquivamento dos comprovantes sobre as informações declaradas, visando acessá-los sempre que necessário.
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